PRIMEIRO CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA
O Primeiro Concílio de Constantinopla se realizou em 381, foi debatida a natureza de Cristo e o arianismo. Sendo este o primeiro Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla, foi convocado de forma cesaropapista por Teodósio I em 381. O concílio reconfirmou o Credo Niceno com algumas modificações, e tratou de outros assuntos, tais como o arianismo. O concílio reuniu-se na Igreja de Santa Irene de maio a julho de 381. É reconhecido como o terceiro concílio ecumênico pela Igreja Católica,Nestoriana, Ortodoxa e uma série de outros grupos cristã Controvérsias e declaraçõesAté cerca de 360, debates teológicos tratavam principalmente da divindade de Jesus, a segunda pessoa do Trindade. No entanto, o Concílio de Nicéia não esclareceu a divindade do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que se tornou um tema de debate, sendo que os macedônios negavam a divindade do Espírito Santo.O concílio foi presidido sucessivamente por Timóteo de Alexandria, Manuel da Antioquia, Gregório Nazianzeno e Nectario, arcebispo de Constantinopla. O concílio reconfirmou o credo niceno, como uma verdadeira exposição de fé ortodoxa, e desenvolveu uma declaração de fé que incluía a linguagem de Nicéia, mas ampliou a discussão sobre o Espírito Santo para combater a heresia dos macedônios. É o chamado Credo Niceno-Constantinopolitano e foi um comentário sobre a declaração original de Nicéia. Expandiu-se o terceiro artigo do credo para lidar com o Espírito Santo, assim como algumas outras mudanças. Sobre o Espírito Santo o artigo de fé, disse que é "o Senhor, o Doador da vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado". Com isso ficou estabelecido que o Espírito Santo deve ser do mesmo ser (ousia) que Deus Pai. Esta decisão do concílio sobre o Espírito Santo também deu apoio oficial para o conceito de Trindade.
Cânones
Foram emitidos sete cânones, quatro eram de caráter doutrinário e três disciplinares.O primeiro cânone é uma importante condenação dogmática do arianismo, e também de Macedonianismo. O segundo cânone renova a legislação do credo niceno impondo os bispos diocesanos a observância dos limites patriarcais. O famoso terceiro cânone decreta de forma pouco clara a criação de um patriarcado para Constantinopla: “O Bispo de Constantinopla, no entanto, deve ter a prerrogativa de honra, após o Bispo de Roma porque Constantinopla é Nova Roma” Esse decreto deve-se ao fato que em 330 a capital do império romano foi transferida para Constantinopla, assim a cidade tornou-se um centro político e eclesiástico de grande importância.O quarto cânone declara a invalidade da consagração de Máximo de Constantinopla, filósofo e rival de Gregório de Nazianzo, como Bispo de Constantinopla. O quinto cânone foi aprovado no ano seguinte em 382, e é em relação aos bispos ocidentais, e ao Papa Dâmaso I. O sexto cânone pode pertencer ao ano de 382, bem como, foi aprovado no Concílio de Trulo e fala sobre os bispos acusados de irregularidades. O sétimo cânone refere-se aos procedimentos para receber certos hereges na igreja.
Os bispos ocidentais e o Papa Dâmaso I não participaram do Primeiro Concílio de Constantinopla, e foi apenas no século VI que o Ocidente reconheceu-o como ecumênico e mesmo assim a validade do terceiro cânone não foi aceita pelos papas, argumentando que violava o cânon sexto do Concílio de Nicéia, os direitos de Alexandria e Antioquia e que o Bispo de Roma baseava sua autoridade no fato de ser o sucessor de São Pedro e não o bispo da capital imperial.
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